
Como fazer para passar da primeira ideia ao sucesso? A seguir listamos 10 passos que podem te ajudar a converter seus sonhos em realidade.
Toda aventura empreendedora começa com uma boa ideia, evolui com várias ideias incríveis e, com sorte (e muito trabalho), finalmente se converte em uma empresa de sucesso.
Mas como fazer para passar desta fase inicial ao sucesso? A seguir listamos 10 passos que podem te ajudar a converter seus sonhos em realidade:
1. Defina seu diferencial. É necessário ter muito claro de que maneira seu produto se distingue dos seus concorrentes. Suponhamos que seu projeto seja criar uma nova rede social que te permita fazer coleções visuais. Qual seria seu diferencial perante o Pinterest ou Instagram? Possua um diferencial. Se sua ideia não tem uma definição clara, os consumidores perceberão que é uma cópia de algo que já existe.
2. Busque a solução do problema, ou a necessidade e desejo que sua ideia resolve. Economizará tempo para fazer algo? Encontrará algo facilmente? Sua capacidade é emocional ou funcional? Se seu produto ou serviço não resolvem um problema, uma necessidade ou desejo identificada ele não conseguirá a devida atenção.
3. Utilize palavras claras e poderosas. Não há tempo para rodeios como, "é algo como um...¨Procure utilizar as palavras exatas e evite a evasão. Foca em criar uma descrição que estimule a imaginação dos seus clientes e potenciais investidores.
4. Faça o dever de casa. Você é o primeiro a ter esta ideia ou terá concorrentes? Investiga na internet, participa em conferencias e congressos, fale com expertos e procure um orientador. Faça agora mesmo o dever de casa. Afinal você não quer descobrir que alguém foi mais rápido uma vez que você investiu seu tempo e dinheiro nisso.
5. Faça mais uma vez seu dever de casa. Mesmo que ninguém mais tenha sua mesma ideia alguém mais poderá ter outro plano para solucionar o mesmo problema. Investiga negócios que podem roubar seus clientes potenciais. Isso se pode fazer determinando e analisando sua concorrência. Pensa no seguinte: Em que as pessoas gastariam tempo e dinheiro no lugar do seu produto ou serviço?
6. Defina seu cliente potencial. Dizer "todos" além de preguiça é um autoengano. Quem serão seus "early adopters"? As pessoas te escolherão no lugar de outra marca ou sentirão que é mais uma maneira de gastar dinheiro? Os consumidores realmente pedem o que você oferece, ou você necessitará educar para convencê-los?
7. Determine os recursos necessários. O que você precisa para começar? Pode ser construído na sua garagem usando ferramentas e materiais cotidianos? Você só precisa de um site para distribuir o serviço? Será preciso contratar uma equipe ou você dá conta da startup? Se sim, que tipo de especialista? Quanto dinheiro você precisa para sua ideia decolar? Determinar recursos não é uma tarefa fácil, provavelmente a maior parte do seu tempo será usada para esse tipo de métrica. Investigar. Procurar fornecedores, pedir orçamentos e discutir com especialistas da indústria.
8. Construa um protótipo. Sim, isso é difícil para um produto, mas também é importante caso seja um serviço. Se sim, seu protótipo pode ser um mapa do processo detalhado para que o consumidor veja os pontos favoráveis. Já o protótipo físico deve funcionar e incluir uma explicação clara e os requisitos de funcionalidade e produção. Caso não seja possível construir um protótipo real, o mínimo que pode ser feito é um desenho em 3D.
9. Feche as contas. Nenhum plano está completo sem a análise financeira. Isso inclui projeção realista e convincente, assim como custos que te acompanham. Você deve ser capaz de detalhar o seu ponto de equilíbrio e os lucros futuros.
10. Escreva seu plano de negócio. Não estamos falando da palestra que você vai dar aos investidores, mas sim o plano interno que vai converter seu sonho em realidade. Faz-se necessário para você próprio, para que esteja claro para você, como executor, saber exatamente o que fazer a cada manhã. Este plano terá mudanças todo o tempo, adaptações e conclusões. E isso é bom! De fato é sempre bom manter-se flexível e dinâmico.
Quando se dá este passo até sua grande visão ou você estaciona, ou você decola. Mas uma coisa é certa: você nunca se arrependerá de ter começado.