Quantcast
Viewing latest article 26
Browse Latest Browse All 40

Startup testa “supermercado virtual” no Metrô

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Startup testa “supermercado virtual” no Metrô

Você sai do trabalho, entra na estação do Metrô mais próxima e, com o auxílio do smartphone, faz compras em um “supermercado virtual” disponível ali. Posteriormente, os produtos são entregues na sua casa. Achou a ideia curiosa? Pois saiba que é exatamente esse conceito que a startup paulistana Mercode está testando.

A empresa instalou gôndolas virtuais – basicamente, painéis com imagens de produtos – nas estações Butantã e Faria Lima da Linha 4 do Metrô de São Paulo. Para fazer uma compra, o usuário precisa apenas instalar o app do Mercode (para Android e iOS) e, ao ativá-lo, apontar a câmera do aparelho para o item desejado para conferir o preço e adquiri-lo.

Experimentos como esse foram feitos no ano passado. Na nova fase, há um diferencial importante: a entrega dos produtos é feita por um varejista parceiro. Hoje, há 22 deles, sete já integrados às gôndolas do Metrô.

Antes, havia apenas um atacadista que cuidava da parte logística. Com o modelo atual, o Mercode acaba funcionando como um marketplace, fator que ajuda a aumentar o número de lugares atendidos, assim como a variedade de produtos – atualmente, há cerca de 20 mil itens no serviço, quatro vezes mais que na fase anterior.

As prateleiras no Metrô são uma forma de promover o Mercode, na verdade. “Essa ação serve para mostrar que é possível fazer compras em um supermercado online”, explica Fabio Campos, um dos sócios da empresa.

e fato, só o app é necessário para as compras. Prateleiras virtuais não são obrigatórias. O usuário precisa apenas digitar seu CEP para saber quais varejistas associados fazem entregas no seu endereço. Em seguida, basta vasculhar o serviço para comprar os itens desejados. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou, dependendo do lojista, com outros meios no ato da entrega.

O problema é que a área de cobertura ainda é pequena – basicamente, apenas pontos próximos à região central da São Paulo são atendidos. Mas o Mercode tem planos de expansão e espera inclusive chegar em outras três capitais em breve. Não deve mesmo demorar muito: com o modelo de parcerias, a inclusão de supermercados locais tende a ser bem mais fácil.


Viewing latest article 26
Browse Latest Browse All 40